(Segundo me foi dito pelo assistente via telefone 808207758.)
Duração da garantia: A Apple pratica a garantia de UM ANO. Isso é válido também para Portugal.
AppleCare na Apple Store Portugal: Apesar de ainda não estar disponível na loja online, será incluida nas próximas uma ou duas semanas.
AppleCare e prazo de compra: Pode ser comprado dentro do prazo de UM ANO a partir do dia de compra do produto (no meu caso perguntei pelo AppleCare para um iMac, mas julgo que tal será válido para o AppleCare de qualquer produto abrangido).
AppleCare no caso de compra do produto Apple noutra loja: Não há qualquer problema. O produto pode ser adquirido noutra loja e depois, no prazo de um ano, pode-se comprar o AppleCare na Apple Store.
Volto a questionar a legalidade deste prazo de um ano para a garantia.
É ilegal. Tão simples quanto isso …
Como qualquer elemento da DECO-Proteste vos poderá informar, as garantias em portugal são de dois anos. Se eles não cumprem a lei, vão ter reclamações porque têm que se reger pelas leis portuguesas e europeias…
A mim também me parece.
@JO —
Ainda bem que mencionou a DECO, pois eu sou membro e vou-lhes mandar uma cartinha sobre o assunto.
Isto vai ser interessante. }:-)
Salvo erro não só é ilegal em Portugal como em todo o espaço europeu e a ultima vez que verifiquei nenhuma empresa privada estava acima das leis (tirando talvez a Microsoft… :@ )
Isso é absolutamente ilegal. Se por acaso vos acontecer a Apple negar-se a aceitar garantia no segundo ano podem pedir imediatamente o livro de reclamações e ligar à Inspecção das Actividades Económicas, vulgo ASAE, ou contactarem directamente um advogado. Com tempo e paciência ainda se devem sacar uns cobres porreiros da Apple.
A Apple acabou de descer uns quantos pontos na minha consideração se não retrocede e se não se rege pela LEI.
Agora fechem a loja por causa da garantia…
@ML —
Também estou convencida disso: de que é completamente ilegal. Mas gostaria de ter um parecer jurídico a acompanhar a ideia.
Este fds vou escrever a carta para a DECO e ver o que de lá dizem. Entretanto, pode ser que o detig (jurista de formação) diga proximamente qq sobre isto.
Para lá disso estou interessada em saber a que se refere o ponto 10.3 dos “Termos e Condições” da Apple: “10.3 SE O CLIENTE FOR UM CONSUMIDOR, AS GARANTIAS REFERIDAS SÃO APLICÁVEIS NA MEDIDA EM QUE NÃO VIOLEM NORMAS LEGAIS IMPERATIVAS.”
🙂
Não te preocupes com isso.
Tive uma experiência semelhante há um mês com essa mesma linha de apoio da Apple, quando a MagSafe do meu MacBook Pro derreteu.
A assistência da Apple em Portugal deixou de ser prestada pela Interlog, que assim foi substituida pela Apple propriamente dita.
Alguns dos funcionários da dita linha de apoio da Apple não estão informados sobre o facto de em Portugal, todos os equipamentos electrónicos terem direito a 2 anos de garantia.
Digo alguns porque, por experiência própria, sei que a maioria das pessoas do call center estão par da realidade portuguesa (eu pensava que era uma norma europeia, mas ao que parece ainda não o é mas há-de se. Portugal adiantou-se. Quem diria ein?).
Acontece que uma das vezes que liguei para lá a reclamar a MagSafe atendeu-me um assistente que não sabia deste facto.
Vai daí eu disse-lhe que pouco me interessava se ele me dizia que o meu portátil só tinha 1 ano de garantia, porque as políticas da Apple não se sobrepõem às leis portuguesas.
O assistente respondeu que não estava autorizado a discutir com os clientes, pelo que teria que passar o caso a um superior.
Dito e feito.
Passado pouco tempo ligou-me um senhor que se identificou como sendo relações públicas da Apple e que pediu imensa desculpa por ter sido necessário que o caso chegasse até ele.
De seguida fui a um centro de assistência da Apple, neste caso a Tou Aqui Tou Aí, e o problema foi resolvido sem chatices.
Tiveste azar na pessoa que apanhaste do outro lado da linha…
Liga outra vez e boa sorte 🙂
@Miguel —
Também já me passou isso pela cabeça. Espero que tenhas razão.
Uma pequena adenda ao meu comment…
Andei um bocado desligado do mundo Apple nestes últimos dias e não percebi que a Apple tinha aberto a loja on-line portuguesa (yey! :D).
Assim sendo, o número para o qual liguei foi o do suporte, 707 200 826.
Tirando isso, acho que ainda assim a minha experiência foi um bom exemplo quanto à confusão da Apple relativamente ao período de garantia.
Falando directamente com a Apple tive direito aos 2 anos de garantia conferidos pela lei portuguesa.
O facto dos produtos serem vendidos pela Apple Store Portugal não deverá alterar isto.
Talvez falando com um superior do assistente que atende o telefone seja possível esclarecer a situação, como no meu caso.
Read the bloody law! 🙂 Uma coisa é um consumidor final, outra é uma empresa.
I read, I read… E telefonei à Apple para me certificar. A resposta vem no post.
Julgo que deviam formar melhor os técnicos de apoio ao cliente, não achas PA?
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