Segundo um email enviado para a Mailing List moderada pelo Pedro Aniceto pela firma Colossus (Centro de Assistência Autorizada Apple – CAAA) e, de seguida, reenviado para os assinantes da lista:
(…) todos os CAAA estão a ser instruídos pela Apple no sentido de que seja escrupulosamente cumprido o seguinte:
– Em todos os casos cujo equipamento esteja no primeiro ano de garantia, a contar da data da factura de compra, estará a anomalia ao abrigo da garantia internacional praticada pela Apple;
– Nos casos em que a anomalia se verifique em equipamentos que tenham sido facturados em nome de empresas há mais de um ano, o referido equipamento já não estará coberto pela garantia (de acordo com o Decreto-Lei 24/1996)
– Em todos os casos de equipamentos facturados em nome particular (também denominado “consumidor”) que apresentem anomalias no segundo ano da garantia, deverá o cliente ser aconselhado a contactar o Serviço de Suporte da Apple, através do número 707 200 826.
Ser-lhe-ão solicitados os dados do equipamento (que deverá ter consigo na altura da chamada), bem como os dados e contactos do cliente (telefone e mail) e ser-lhe-á pedido uma descrição da avaria.
Após a análise telefónica e imediata do processo em questão por parte da Apple, será o cliente então instruído a contactar um CAAA, isto no caso de se verificar que a avaria relatada é efectivamente um defeito de fabrico do equipamento.
Visto isto, é importante que todos os utilizadores Apple tenham conhecimento destes procedimentos, mesmo que saibam da existência de programas de extensão de garantias ou de troca de módulos (como por exemplo no caso das baterias dos portáteis actuais).
Pela parte que nos toca não teremos qualquer problema em receber os equipamentos que se encontrem nesta situação de segundo ano de garantia. No entanto consideramos que devem todos os utilizadores estar avisados para o facto de que toda e qualquer intervenção nestas condições ficará pendente da autorização da Apple.
Apesar das contrariedades que todos estes novos procedimentos possam suscitar em cada um, acreditamos que tudo isto resultará, a médio e longo prazo, numa maior eficácia e rapidez de resposta, bem como numa maior clareza de todo o processo de Service.
Ficamos, finalmente, esclarecidos: dois anos de garantia para o consumidor final (i.e. não empresa).
Nota 1: Os clientes da Apple têm mais trabalho que os outros, portanto. (Leia-se com tom de ironia.) Dois passos: (1) Serviço de Suporte Apple –> Instrução para contactar CAAA. (2) Levar o hardware doente ao CAAA. (Enfim, podem até levar o hardware directamente ao CAAA, mas o arranjo é consequente à autorização da Apple.)
Nota 2: Teria sido preferível ler isto no site da Apple Portugal (até porque escrever um pouco de código html não custa assim tanto).
Obrigado pelo esclarecimento 🙂
Pois, mas o engraçado está que nem foram os representantes *oficiais* a escrever isto, mas apenas uma pessoa à frente de um estabelecimento de assistência autorizada!
Pelo que está lá no site, nem se sabe… foi preciso vir o sr. da Colossus, mandar um mail para a lista do “Correio dos Outros” (que também não é oficial, o sr. Pedro Aniceto não está actualmente ligado à Apple, creio..), para informar os potenciais clientes que subscrevam a lista do estado das garantias. Não há nada oficial… isto nem parece coisa da Apple Internacional! Enfim…
@RM — 🙂
@MM — Concordo, daí a minha Nota 2. (Enfim…)
(que também não é oficial, o sr. Pedro Aniceto não está actualmente ligado à Apple, creio..)
Uma correcção: Pedro Aniceto, moi même, é, nesta altura do campeonato e até indicação (do próprio) em contrário, funcionário da empresa em questão.
O que, evidentemente, não dá qualquer cunho oficial ao que é publicado na lista e que diga respeito à empresa. (Desculpas por estar a escrever aos soluços, mas estou a desmontar um teclado…
@ PA —
‘Tás desculpado. 😉
A Apple não tem a culpa que os “Tugas” não conhecam as suas leis.
É um Dec. Lei que já data de 2003.
Parece-me que o Kincas não percebeu do que se trata neste caso. Passo a explicar:
1 – Quase todos os portugueses sabem que a lei consagra a garantia de 2 anos para bens móveis, com algumas excepções (ver DL nº 67/2003, in: http://www.portolegal.com/LeiConsumidor2003.htm).
2 – Acontece que os Termos de Garantia da Apple (no site da Apple Portugal) não estão adaptados à legislação portuguesa, sendo iguais para todas as Apple europeias (e talvez EUA; neste caso não conferi). (In: http://store.apple.com/Catalog/pt/Images/salespolicies_consumer.html)
3 – Existe de facto o ponto 10.3 nos Termos da Apple, mas este não é totalmente esclarecedor. Daí as dúvidas — pertinentes, no meu entender e de muitos outros — que surgiram.
4 – Mais, ao telefonar para o Suporte Apple Portugal a informação dada (pelo menos a que me deram a mim) foi que a garantia é de um ano (sem qualquer excepção, segundo disseram).
5 – Parece, portanto, que as dúvidas eram muitas, não porque os portugueses desconheçam as suas leis (bem pelo contrário), mas porque a Apple não é transparente nos seus termos e porque os técnicos de atendimento no Suporte da Apple não fornecem a informação correcta. As dúvidas eram tantas que um CAAA sentiu necessidade de as esclarecer publicamente após a Apple *instruir* os CAAA sobre o assunto. Esclarecimento que, na minha opinião e de outros, deveria ser feito formalmente pela Apple.
Leia o manual de um telemóvel Nokia e veja lá qual a duração da garantia do aparelho e da bateria.
1 ano para o telemóvel e 6 meses para a bateria.
Engraçado que ainda não vi ninguém “refilar” por isso.
Ligue para um centro de Assit. da Nokia e pergunte.
Isto também não quer dizer que a Nokia está “a cima” da Lei.
A HP já anda a “praticar” a distinção entre consumidor e empresas há alguns anos. Também não vi ninguém “refilar”.
Mas fica “sempre bem” falar na Apple.
Não quero com isto dizer que não deveriam ter procedido melhor.
Julgo que o CAAA que refere (Colossus) sentiu necessidade de esclarecer devido à “confusão” e alguns disparates que surgiram na ML. Não “publicamente”.
A instrução já vem desde que a Assist. da Apple passou da Interlog para Espanha. Algum tempo antes da Apple Store on-line PT.
@ kincas —
Não tenho Nokia, nunca tive. (Nem percebo bem porque a Nokia ou a HP são para aqui chamadas, mas enfim…) De qq forma, indo até ao website deles, reparei que a informação não corresponde ao que o kincas parece dizer.
Pode ler aqui: http://www.nokia.pt/link?cid=EDITORIAL_216737
Quanto ao esclarecimentos da Colossus — A confusão existiu, no meu entender legitimamente, uma vez que os Termos de Garantia da Apple não são explícitos (e já que o kincas trouxe à baila a Nokia, aproveito para dizer que os deles parecem ser um pouco melhores no website, apesar de o que afirmou anteriormente me permitir inferir que os Termos que acompanham o produto são contraditórios).
Quanto aos “disparates” — Parece-me que é um termo utilizado apenas por si. Eu não concordo. Os clientes têm direito a Termos de Garantia explícitos e inequívocos. Não foi o caso.
Quase a finalizar, uma outra nota (espero que o assunto fique aqui encerrado pois pouco mais há a dizer… a não ser que agora se passe a falar da Nokia ou da HP, o que neste contexto da Apple não tem real interesse) — Não sei se o kincas reparou mas grande parte das dúvidas surgiram em blogs, mailing-lists ou fóruns dedicados à Apple. A Apple tem um forte grupo de entusiastas, que gosta de discutir tudo o que se lhe refere. O Bom e o Mau. Claro que nestes espaços fica “sempre bem” falar da Apple; é uma verdade à La Palisse.
Por fim — Não obstante, aparentemente concordamos que a Apple deveria ter procedido melhor.
Do site da Nokia que indicou.
vinte e quatro (24) meses para o telemóvel e doze (12) meses para acessórios (independentemente de estarem incluídos no pacote de venda do telemóvel ou de serem vendidos separadamente), com excepção dos consumíveis e acessórios identificados em (b) e (c) infra;
seis (6) meses para os seguintes consumíveis e acessórios: baterias, carregadores, bases de secretária, auriculares, cabos e tampas; e…
Pelos vistos é diferente do que veio com Nokia que comprei.
Julgo que aqui ainda é pior que a Apple.
Aqui “só dão” 6 meses a “acessórios” como lhe chamam.
A Apple só viu os iPods e Macs vendidos em PT e esqueceu de ler as suas Leis.
😉
E uma diferencia entre garantia de um produto e a lei de consumidor.O fabricante e livre de oferecer qualquer tempo de garantia que acham justo para os produtos que fabrica, as lojas podem oferecer um outro tempo. A lei em Portugal, da o direito a DESCOBRIR, falhas de fabrico em dentro de dois anos.(que ate faz sentido, imagina que comprastes um computador mas não usas o leitor de cd para um ano, e quando usas descobres que não esta a funcionar.) Depois de descobrir a falha o CONSUMIDOR(as empresas não estão consideradas consumidores, para a lei portuguesa) tem 2 meses para notificar, o vendedor ou o fabricante, sobre este falha. Os consumiveis (baterias, tinteiros de impressoras…) tem uma garantia mais limitada. Quando a tua impressora para de imprimir vais ligar a loja pedir uma nova ou mudas de tinteiro. Os consumiveis não são considerados beis moveis e então tem uma garantia reduzida.
Boa tarde,
O disco do meu mac avariou e depois de o ter levado à loja onde o comprei chegou passado uma semana um comunicado a dizer que não vão substituir o disco, apesar de ainda estar dentro da garantia, porque é um bem consumível. Sabem me explicar se isto é mesmo assim e se não tenho direito à troca? Quem decide que peças num portátil são consumíveis? Há alguma coisa que possa fazer para eles me trocarem o disco ao abrigo da garantia? Obrigado!
Fábio —
Contacta directamente a Apple. Se estiveres em Portugal, o contacto é: 707 200 826
Acho essa do disco não ter garantia uma aldrabice, mas não sei bem qual é a política da Apple.